quarta-feira, 13 de abril de 2011

O enredo deve ser sobre o estado do Maranhão!


Depois de vencer o carnaval contando a vida de Roberto Carlos, a Beija-Flor de Nilópolis deve anunciar na próxima semana, de maneira oficial, o enredo para o Carnaval 2012. O diretor de carnaval, Laíla, e Fran-Sérgio, um dos carnavalescos da azul e branca, embarcarão para São Luís para se reunirem com os governantes do Maranhão com o objetivo de acertar o patrocínio para desenvolver o enredo sobre os 400 anos do estado.

O Ceará também é uma das possibilidades, mas de acordo com Fran-Sérgio, a governadora Roseana Sarney se mostrou mais empenhada em concluir a parceria para que a maior campeã do carnaval nos anos de Sambódromo mostre a história, as lendas e o folclore de seu estado na Avenida.

- Estou viajando com o Laíla no domingo para São Luís do Maranhão. Ficaremos lá até a próxima quarta e faremos todos os contatos necessários para fechar esse acordo. Estamos conversando com o estado do Ceará também, mas a governadora Roseana Sarney se mostrou mais empenhada em acertar essa parceria. De qualquer maneira são dois grandes estados que nos renderão dois grandes enredos. Queremos fechar tudo até o fim de abril para podermos desenvolver nosso carnaval com ainda mais calma que temos feito - disse o carnavalesco.

Fonte: SRZD Carnavalesco

domingo, 10 de abril de 2011

A volta dos que não foram... O dia em que os poetas de Ramos visitaram a Beija-flor

No inicio da década que se findou, Beija-flor e Imperatriz rivalizavam e disputavam ponto a ponto o título de campeã do carnaval carioca. Mas a rivalidade no samba, se restringe a competição no dia do desfile. Fora, são todas irmãs. Na preparação do carnaval de 2008, cujo enredo exaltava a cidade amapaense de Macapá, algo diferente chamou a atenção. Era uma parceria de sambas, com  compositores renomados, dentre eles o grande Zé Katimba (foto), que se aventurava pela baixada fluminense. Com maestria e genialidade, a parceria leupoldinense fez bonito e chegou ás semi-finais da disputa de samba enredo da escola. Ano, em que ganharia o samba da parceria de Claudio Russo e seu inconfundível “Comunidade impõe respeito”. O samba da turma de Ramos você pode conferir abaixo:

Enredo: Macapaba: equinócio solar, viagens fantásticas ao meio do mundo
Autores: Zé Catimba, Cleber, Wescley, João Martins e Inácio Rios
Intérprete(s): Anderson Paz
Vai Clarear
Radiante como o sol do dia
Lança no seu vôo um Beija-Flor
Macapá numa viagem de amor
Meu samba equinócio em poesia

O céu
Tenda da chuva que alimenta
A brava luta entre as águas
O Rio-mar
Vem revelar a Macapaba
Enraizada em natureza
Hoje imponente a se mostrar
Ontem
Adotada pelo amor
Que fez raiar a identidade
Veio do mundo que a Fenícia visitou

“Aristés”,” Maracás”, “Aruãs”
“Cunanis”, Guardiãs
Dos tesouros, mistérios perdidos
Presentes doravante perseguidos

A fúria do rio ressabiou
“Pinzon” e a cobiça de além-mar
“Waiãpi” grande nação
Força concentrada nesse chão
Em forma de estrela “Mairi”
A reencarnação de “Ianejar”
Ergue a fortaleza para recriar (a vida)
Da África à tribo Brasil
O marquês decidiu e surgiu “Mazagão”
Chega ao marco Zero a Beija-Flor
Em ciranda batendo tambor
Comemorando com batuque “marabaixo”
Seguindo a Linha do Equador