sábado, 18 de junho de 2011

Mato Grosso pode ser enredo da Beija Flor em 2013




  • O Estado Mato Grosso poderá ser tema do Carnaval 2013 da escola de samba carioca Beija Flor de Nilópolis. Uma equipe técnica da escola esteve em Cuiabá, nos últimos dias 9 e 10, para iniciar as pesquisas visando à construção do enredo carnavalesco. O tema deve homenagear as belezas e os atrativos mato-grossenses. A informação é do produtor cultural Mario Zeferino.

    Em junho, durante o show do sambista Diogo Nogueira, que contou com a participação de Neguinho da Beija Flor, intérprete da escola, em uma conversa informal, foi cogitadaa possibilidade de Mato Grosso ser retratado no enredo do desfile de 2013. Desde então, Zeferino tem intermediado o início das negociações. O tema de 2012 será o Estado do Maranhão.

    A comissão técnica é formada pelo diretor-geral de carnaval Laíla, a comissão de carnaval Victor Santos, Bianca Behrends,  Neguinho da Beija Flor, e os pesquisadores  Fransérgio, Ubiratan Silva e André Cezari.

    A equipe foi acompanhada pelo secretário estadual de Comunicação do Estado, Onofre Ribeiro, e pelo cantor e compositor Pescuma. Foram entregues à comissão livros, revistas e documentários que retratam a cultura, flora, fauna, economia e turismo do Estado. As tradicionais festas de santos também foram doumentadas em DVD's.

    A documentação entregue à comissão técnica da Beijar Flor é  referentes às músicas típicas de Mato Grosso, como siriri e rasqueado, a culinária ressalta as iguarias preparadas com ingredientes da terra, farofa de banana, peixes de rio, e o famoso pequi.

    Onofre Ribeiro disse que a comissão técnica composta pelo diretor de carnaval, pesquisadores e comissão de carnaval ficou encantada com o misticismo e costumes do povo mato-grossense.

    "Toda a magia que existe na Serra do Roncador, no Vale do Araguaia, encantou a comissão. O linguajar e costumes tradicionais do povo de Mato Grosso foram observados pela equipe", disse o jornalista.

    O promotor Mario Zeferino acredita que a escolha do Estado seria um marketing com efeitos até no Exterior. 

    Onofre Ribeiro e Mario Zeferino, com a comissão técnica da escola de samba Beija Flor de Nilópólis. Mato Grosso poderá ser tema de enredo em 2013 


    "Caso o Estado seja escolhido para ser o tema, será uma das melhores propagandas que podemos fazer, chamando a atenção do mundo para Mato Grosso. Como cuiabano nato, eu tenho orgulho deste Estado e das belezas que temos", disse Zeferino.

    A fauna, flora e pontos turísticos serão o carro-chefe da pesquisa, devido à quantidade de espécies nativas e diversos biomas de Mato Grosso. O Pantanal, O Cerrado, morros, cachoeiras de Chapadas dos Guimarães, lagoas de Nobres são alguns dos atrativos turísticos que podem ser retratados no enredo.

    A soja, considerado o ouro do Centro-Oeste, é a grande chamada para fazer jus à constante evolução do agronegócio mato-grossense. Cidades de Mato Grosso tem aparecido em destaque na produção, comércio em expansão e exportação de grãos.
    FONTE: midianews.com.br

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Atenção compositores!


Poetas da Beija-flor, estamos aguardando o seu samba!


O blog completará um ano em agosto, e estamos preparando uma grande festa, para os nossos leitores. Faz parte desta comemoração a divulgação dos sambas concorrentes para 2012. Convidados todos os compositores a enviarem seus sambas, para que, na data certa, seja divulgado para toda nação nilopolitana e amantes da escola.


Você pode enviar a sua composição pelos endereços eletrônicos:
jalsoncscs@hotmail.com
ailsonpicanco@gmail.com