quarta-feira, 13 de julho de 2011

Que venha 2012!

No alvorecer da segunda feira de carnaval do ano de 2001, ao término da primeira noite de desfiles daquele ano, despontava na avenida a Beija-flor. Com um enredo afro, patrocinado pelo estado do Maranhão, sobre a saga de Agotime. Naqueles idos, parecia mais um enredo afro, com orixás, misticismo e sofrimento. Até começar o desfile...

Sem dúvida alguma, passava ali o melhor desfile de escola de samba da primeira década de carnaval, que seria marcada por desfiles requentados, pela supremacia da Beija-flor com seu luxo e sua comunidade   e pelo surgimento do carnavalesco Paulo Barros. Naquela manhã, a escola da baixada disse a que veio, fazendo um desfile memorável, tanto plasticamente, quanto a evolução e harmonia. O samba era um dos mais belos daquele ano.


A comissão de frente da “pantera negra” e a primeira ala de “pretas velhas” era o prenúncio de um grande carnaval. Contudo, não ganhou devido a um pedaço de alegoria danificado e por que o júri julgou perfeita a escola de Ramos. Apesar do vice campeonato, a escola não se deixou abater.


Passados 10 anos, hoje, em 2011 a escola pretende desbravar mais uma vez as riquezas e mistérios do Maranhão ao comemorar os 400 anos de São Luís. Os tempos são outros, a escola vem de um título ao homenagear Roberto Carlos. E buscará o bi-campeonato.

No processo de remodelagem da escola, prometido por Laila, que busca leveza nos seus desfiles,  a Beija-flor escolhe um enredo tradicional, pesado e denso. Paradoxal? Não...

As fantasias e alegorias mudam, a essência da escola não. E a cara da Beija-flor é enredos culturais, densos e de exaltação a negritude. O Maranhão, que tantas vezes passou na Sapucaí, será recontado, cabendo a comissão de carnaval da escola alternativas diferentes.


Algumas boas notícias começam a surgir, a começar pela acertada diminuição de setores da escola que passou a 7 (antes eram 8), o que permite uma melhor evolução e fluidez dos desfiles. A redução das fantasias, mantendo o luxo além de um promissor concurso de samba que está por vim.

Enfim, sou Beija-flor e o meu tambor tem energia e vibração!
Vai ressoar em são Luis do Maranhão... De novo!