domingo, 5 de junho de 2011

Começamos muito bem!

Na noite desta quarta feira, dia 01 de junho, a Beija-flor preparou uma festa linda para apresentar a sinopse e logo  para o carnaval 2012. Pode-se dizer que a escola começou muito bem. Particularmente, tinha muito receio de que  fosse apresentado uma viagem mirabolante, sem pé nem cabeça, como nós, torcedores conhecemos muuuito bem (Brasília, capital da esperança... rs).  Sou enredista da Acadêmicos do Setor 1, atual campeã do carnaval virtual (www.liesv.com.br) e tenho estudado bastante a respeito de concepções e elaborações de enredos. Fui mais uma vez surpreendido, a escola simplesmente CONTOU  a cidade de São Luis do Maranhão, entre aspectos históricos, misticismo e folclore, percebi um enredo muito bem feito e bem conduzido. 


A sinopse foi um achado, surpreendentemente curta, como a muito não se via na escola, passava com clareza e poesia as informações pertinentes ao enredo. Apesar do brilhantismo já mencionado, creio que faltou, tão somente, um destaque maior ao maior presente que São Luis deu a escola, Joãozinho 30. Mas quem sabe o  desfile e os sambas não nos reservam algumas surpresas? Agora, acho que a escola poderia ter um cuidado maior com a logo do enredo, que coisa feia e mal feita! A montagem ficou muito ruim, artificial, escura e cafona. Acho que é um ponto a ser repensado, pois afinal, a logo estampa  o livro abre-alas dos jurados, sempre é bom cercar todos os pontos (obvio que não vale ponto ne?), para abrilhantar ainda mais esse enredo, e o grande desfile que promete a escola. 
A sinopse deixou muito claro o que a escola pretende, no que se refere a sambas (atenção compositores!). A mudança na Beija-flor continua, e pela simplicidade, lirismo e "pequenês" da sinopse creio que Laila e sua trupe  esperam a mesma coisa da brilhante ala de compositores da escola.  Um samba forte, bonito, curto, macumbado sim!


É uma Beija-flor nova, que não esquece de suas origens, nem de sua cara. Enfim, começamos 2012  muito bem!