domingo, 26 de fevereiro de 2012

Beija-flor - Ano de reflexão

Com o término do carnaval de 2010, e uma terceira colocação que não animou a escola, Laíla,  o grande gestor de carnaval da escola, entendeu que era preciso mudar. Preparou para 2011, uma homenagem ao rei Roberto Carlos, que levou a nossa agremiação a mais um campeonato.  Contudo,  apesar do titulo incontestável, a escola recebeu algumas críticas referentes a concepção de carnaval. Haja vista que não apresentou o mesmo acabamento de anos atrás, bem como alegorias, digamos... De gosto MUITO duvidoso.


Ao que parecer, a escola também observou isso e se propôs a mudar mais uma vez o seu jeito de carnaval, contudo esta "mudança" foi na verdade um retrocesso.  A escola foi beber da fonte de  Agotime, misturando um pouco com "Saco Vazio não para em pé" e com retoques de" Poços de  Caldas". O que se viu foi um carnaval sombrio, sem padrão de cor e que carecia de uma pessoa que tenha visão de desfile, um CARNAVALESCO.

Laila, que acertadamente retirou o excessivo de gente dos carros alegóricos do ano passado, parece que retrocedeu esse ano. Carros entulhados, foscos e sem leitura... Fantasias irregulares, algumas muito pertinentes e bonitas e outras esquecíveis... O desenvolvimento do enredo, fez as pessoas terem medo de São Luiz, pois 60% do carnaval eram monstros fantasmagóricos de arrepiar... E eu acho que a escola pecou pelo excesso  de criaturas horrendas e pela falta de conteúdo. Não é possível que São Luiz seja só isso.  Me parece que os carros da escola foram feitos para ficar bonito no barracão, e não na avenida... A iluminação das alegorias foi muito mal feita, não realçando as poucas coisas belas que tiveram neste desfile. 


Mas, tudo começa com a feitura do enredo. A priori, achei sensacional a escola colocar dois navios negreiros, pois pensava que um simbolizava a dor e o outro, o legado cultural que os negros traziam consigo. engano meu, as duas alegorias simbolizavam a mesma coisa. Quanto amadorismo! Ou ainda, briga  de egos, pois pareceu que um membro da comissão queria uma coisa e outro, queria outra, ai fizeram as duas!O que era aquela comissão de frente com um carro alegórico e que não dançava nada? Não precisa  ser grande e imponente para mostrar grandeza, as vezes uma ideia, a simplicidade, pode ter esse papel.

Essa comissão de carnaval só deu certo porque até 2010 tinha carnavalesco ( Cid Carvalho e Alexandre Louzada) e 2011 tinha o Roberto Carlos.  Os erros ficaram evidentes nesse desfile de 2012, e a escola precisa mudar urgentemente para manter-se competitiva.  Não digo fazer CIRCO, mas observar a tendencia, desfiles de facil comunicação, leves, coloridos e com Bom Gosto. É dificil ? É, pra uma escola que tem dinheiro e não tem carnavalesco é muito dificil.

Já começamos os preparativos com o anuncio do enredo sobre CAVALOS para 2012. A raça mangalarga marchador pode render um ótimo enredo, nas mão de quem conhece, crie e pesquise muito. Mas eu não acredito nisso, com a comissão de carnaval que temos. Duvidam que teremos mais uma viagem pela historia da humanidade feito banho, medicina, iogurte e afins ?

É importante refletir os caminhos a serem tomados pela Beija-flor


Fica a imagem do nosso gênio João, e que a escola relembre de sua historia, da ousadia e complexidade dos enredos, por ele desenvolvidos.


( Para críticas e sugestões fica o meu email: jalsoncscs@hotmail.com)