sexta-feira, 15 de outubro de 2010

“ABEMUS" SAMBA!

Nesta madrugada de quinta para sexta, a família beija-flor viveu um momento apoteótico. Desde 2008, a comunidade nilopolitana não se envolve tanto em prol de um samba (Comunidade impo respeito, bate no peito eu sou Beija-flor!). Após uma apresentação avassaladora, o samba 39 que passou feito um furacão, sagrou-se campeão, para o deleite do povo. Agora é o  hino da Beija-flor, como disse anteriormente, uma verdadeira canção para o rei. Parabéns aos compositores pela vitoria: Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR Beija Flor, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira, Théo M. Neto
Comunidade unida, mordida e cantando o samba que quer na avenida!

Confira o audio ao vivo com  a interpretação do Neguinho da Beija-flor : http://www.4shared.com/audio/Mbf01VA3/Beija-Flor_-__2011__Samba_Ofic.html

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

É HOJE A GRANDE FINAL!


Esperança, angustia, raiva, felicidade, desespero, orgulho...

Hoje é o dia de sentir tudo isso ao mesmo tempo. O mesmo sentimento, que hoje separa torcedores,  simpatizantes e brincantes da Deusa Nilopolitana, amanhã irá uni-los. Hoje eu sou  o samba X, amanhã serei o samba da Beija-Flor.

Não digo que devemos concordar com tudo, isso não. Mas, antes das pedras, precisamos dar um voto de confiança para essa equipe que muito tem feito pela escola e pelo carnaval carioca. Acertar ou errar, faz parte do jogo do carnaval.  

As pedras já estão armadas, como sempre... Mas ora, tais pedras estão de prontidão desde 1977, quando uma “escolhinha” da baixada se fez grande. Incomodar ? Não, não é essa a palavra certa, chamo de respeito. Espera-se sempre mais de quem pode apresentar mais...

Amanhã, milhares, talvez, questionarão o resultado, seja qual for.. Que bom que isso acontecerá, ora, já dizia Nelson Rodrigues: “toda unanimidade é burra”. Sambas unânimes é utopia, não existe...  

Há quem diga que já está certa a vitoria de X ou Y. Só digo uma coisa: é preciso ter calma, muita calma. Já vimos samba eliminado voltar e ser campeão, já vimos a própria Beija-flor fundir o que parecia impossível em 2005, samba que se tornou  um dos mais elogiados da safra. O bom senso acima de tudo, é preciso aguardar o anuncio...

Amanhã, teremos samba! Não será um samba qualquer... É o samba que homenageará o maior ícone da musica brasileira, Homenagem mais do que justa feita pela escola. Hoje, os holofotes se voltam para Nilópolis, pois, afinal, teremos uma canção para o rei!


Saudações Nilopolitanas!


Ailson Picanço

domingo, 10 de outubro de 2010

Parceria do eliminado samba 75 declara apoio ao samba 39

As coisas estão fervilhando  nas vésperas da grande final, o samba 39 acaba de receber o apoio da parceria do samba 75. Brincando, um dos compositores, Rômulo Presidente brinca: "Agora é samba 114" (samba 75 + 39). Novos simpatizantes prometem 6  ônibus para apoiar o samba 39:

- Quinta-feira haverá um banner na quadra com a seguinte frase: "AMIGOS DE FÉ GUARDEI NO CORAÇÃO 39 E 75"- declara Rômulo.

ANÁLISE DOS SAMBAS FINALISTAS DA BEIJA-FLOR:

Está se aproximando o grande momento de conhecermos o hino da Beija-flor para 2011. Para dar uma esquentada resolvi tecer algumas considerações sobre os sambas finalistas. De antemão, a final promete ser eletrizante, com obras qualificadas, dignas da escola e do homenageado. Difícil será a tarefa do corpo de júri da escola, mas sem duvidas teremos um grande samba, primeiro passo pra almejar  um grande carnaval!

SAMBA 35  - Autores: Tom Tom, Miguel Menezes, Gelson, Barbosão e Diogo Rosa

“Me diz aí, que rei eu sou?
Nessa missão de paz e amor
Sou mais um filho da família Beija-flor”

O samba de Tom Tom e companhia é marcado pela simplicidade, alternando altos e baixos. Destaque principal para os refrões, simples, bem construídos, de melodia agradável. Não é por que o samba é interpretado pelo Ito Melodia, mas esse samba tem cara de União da Ilha. A parte que mais chama a atenção pela sua poesia e melodia leve são os versos:  “NO CÉU ESTRELAS VÃO BRILHAR SORRINDO/NOS VERSOS DA CANÇÃO / EU VIVO ESSE MOMENTO LINDO”. Contudo, o samba cai um pouco de rendimento na segunda parte, cuja letra não acompanha a da primeira. Apresentado versos soltos, carecendo de uma construção mais apurada, como nos versos: “NAS ESTRADAS DESSA VIDA/TOCANDO EM CADA CORAÇÃO/NA CONSCIÊNCIA, PRESERVAÇÃO”.


SAMBA 39 - Autores: Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR Beija Flor, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira, Théo M. Neto

“O beijo na flor é só pra dizer
Como é grande o meu amor por você”

Boa parte dos membros da parceria atual campeã assinam este samba, e acertaram mais uma vez.  É um samba com “S” maiúsculo. A simplicidade melódica casa perfeitamente com a letra descompromissada. Dos sambas finalistas, é o que mais se aproxima do formato que a escola vinha adotando em seus sambas, porém com mais explosão, vibração. É um samba imponente. Os principais destaques da obra, sem duvida, são   o refrão central e seus versos : “O BEIJO NA FLOR É SÓ PRA DIZER / COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ”. E o final do samba antes de chegar ao refrão, com a menção a religiosidade do Rei : “NA FÉ COM O MEU REI SEGUINDO / OUTRA VEZ ESTOU AQUI VIVENDO ESSE MOMENTO LINDO / DE TODAS AS MARIAS VEM AS BÊNÇÃOS LÁ DO CÉU / DO SAMBA FAÇO ORAÇÃO, POEMA, EMOÇÃO!”. O único “porém” que faço ao samba, é o famigerado “botar pra fora” do refrão, que destoa consideravelmente do restante da obra.

SAMBA 77 - Autores: Marcelo Guimarães, Ribeirinho, Paulo Lopitas, Almir da Ilha, Milton Tubarão e Veni Vieira

“Ah! Quem me dera
Poder ganhar de novo aquele abraço
O velho olhar a iluminar meus passos
Ouvir histórias outra vez”

O samba 77, sem sombra de duvidas é o mais valente das composições que estão nessa final. É daqueles sambas criados para “levantar a arquibancada”. Destaque para a melodia valente e para os versos: “AH! QUEM ME DERA / PODER GANHAR DE NOVO AQUELE ABRAÇO / O VELHO OLHAR A ILUMINAR MEUS PASSOS / OUVIR HISTÓRIAS OUTRA VEZ”, que possui uma carga emotiva muito grande. Contudo, é mais um samba que não se resolve em letra, não diz a que veio. Sendo confuso em versos como: “EM CACHOEIRO DOCE TERRA ONDE EU NASCI / UM MENINO EU ME SENTI / NO AZUL DESSE MOMENTO LINDO / VOU TE FAZER CHORAR SORRINDO”. Além de momentos de gosto duvidoso, como em “SOU UMA BRASA, VOU SACUDIR”. É um samba que se ganhar, deve funcionar bem na avenida, porém, depois da quarta feira de cinzas tende a ser esquecido.


Ailson Picanço