quinta-feira, 2 de junho de 2011

Confira a sinopse da Beija-Flor para o carnaval de 2012

"São Luís - O Poema Encantado do Maranhão"

SINOPSE

Areias infindas das terras das palmeiras do meu país, depois do oceano, do areal extenso, o horizonte imenso, onde a terra esboça luz. Upaon-Açu, solo sagrado, terra de encantarias, onde vive em plena mata, a tribo dos homens nus. São guerreiros dos cumes dos montes, dos vastos horizontes, onde canta o sabiá. São combatentes bravos, que não se fizeram escravos do estalar do açoite dos que vieram te dominar.
 
Sem saber o que esperar, três Coroas te cobiçaram as riquezas, os relatos do Novo Mundo inflamaram as paixões, por cidades de ouro puro a serem descobertas, de fantásticos prazeres, ilusão hiperbólica dos seres, transformados em quimera bestial.

A França te fundou, Holanda te invadiu, mas Portugal conseguiu, por fim, te colonizar. Mas para tanto, o que se deu foi um quadro medonho e triste, que, ao surgir, no mar se achou. Abrindo as velas ao soprar das virações marinhas, surge espectro sombrio. Em meio às brumas, desenha grande navio, que traz um canto funeral. Choro, amargura e horror fazem do cúmulo da maldade, a mordaça da liberdade para triste multidão; o navio da escravidão, ferida aberta nos mares, vem macular os ares de São Luís do Maranhão.

Fatalidade atroz, envolve reis e rainhas, soberanos de selvas longínquas da majestade dos leões. Ontem belos, livres e bravos, agora míseros escravos; sem luz, sem lar, sem amplidões.

E a terra se desdobra, cresce, evolui, se renova, a ferro, fogo e escravidão. Mas nos planos divinos, nos reinos cristalinos, nos píncaros da luz eterna, surge nova terra, cultivada à força da oração. 

Upaon-Açu, ressurge agora mística no poder dos voduns e ao som dos tambores de Daomé, na manifestação dos antigos e na força do candomblé. Desse misticismo santo, surge a alegria e o encanto das festas que te enfeitam, por vezes, como o Boi morto e ressuscitado da negra mãe Catirina, celebração divina em meio a enfeitados casarões de azulejos portugueses; teu folclore tem brilho farto, que à tua riqueza conduz.

Terra dos ludovicenses, Ilha do Amor e dos mitos da Fonte do Ribeirão, da terrível serpente encantada, da lenda da praia do olho dágua, de Iná princesa, e do milagre de Guaxenduba. Fala-se de uma sinhá incompreendida, que virou assombração, e no soar da meia-noite, surge o espectro sinistro, ouvem-se o ranger de correntes, estalar de açoites, seres sombrios como a noite, escravos arrastados em imenso turbilhão. 

E a Sinhá Ana Jansen sofre agora, aprisionada em carruagem encantada por antigos escravos seus, furiosos, desesperados, cortejo de celerados, esquecidos filhos de Deus. E a cena só termina, quando o galo, na campina, anuncia o dia raiar.

São Luís, capital do Maranhão, terra de Alcione, de Joãozinho Trinta, de Zeca Baleiro, de Rita Ribeiro, do Reggae Brasileiro, de Gonçalves Dias, de Ferreira Gullar e Josué Montelo.

Vestindo a fantasia, vem celebrar nossa folia o fofão, o vira-lata, cruz-diabo, o corso do meretrício e as cabrochas a brincar com os mascarados dos salões do Moisés.

Em meio a tanta festa reluz o Eldorado da bauxita, minério batizado pela Coroa que te fundou e que desconheceu essa tua riqueza, que hoje é chama acesa para que possas progredir; na luz dos céus incomparáveis do futuro que te aguarda, na imensidão, para te consagrar, enfim, São Luís, pérola sagrada da Coroa encantada do glorioso Maranhão. 

Laíla
Diretor Geral de Carnaval

Laíla, Fran Sérgio, Ubiratan Silva, Victor Santos e André Cezari
Comissão de Carnaval

Bianca Behrends
Pesquisa e Documentação Artística

Noite arrebatadora de lançamento do enredo da Beija-Flor


Depois de abocanhar o 12º título de sua história, a Beija-Flor começou a preparação para o próximo carnaval de forma arrebatadora. Com grande festa realizada em sua quadra na noite desta quarta-feira, a agremiação de Nilópolis apresentou o enredo ''São Luís - o poema encantado do Maranhão'' , que de acordo com a sinopse lida no palco pelos membros da comissão de carnaval, Bira e Victor Santos, e a explicação do diretor de carnaval, Laíla, apresentará de maneira mística a história da capital maranhense.

Com portas abertas para a comunidade, a quadra da Beija-Flor recebeu bom público, que pôde acompanhar um pouco da cultura de São Luís através da apresentação dos grupos folclóricos maranhenses Boi Barrica e Santa Fé. Além da apresentação dos maranhenses, uma grande roda com cânticos em homenagem a todos os orixás e aos pretos-velhos emocionou os presentes, que estavam com velas e palmas nas mãos e deram início a uma pequena procissão dentro da quadra em direção à imagem de São Jorge.


De acordo com Laíla, a iniciativa tem como objetivo abrir os caminhos para mais um grande carnaval da escola de Nilópolis. No palco da quadra, o diretor de carnaval falou aos que reprimem essas manifestações religiosas dentro da escola.

- A Beija-Flor é escola de macumbeiro mesmo. Eu sou macumbeiro. O nosso lema é pregar a paz e o respeito. Hoje pedimos licença e proteção aos orixás. Não adianta as pessoas nos reprimirem e torcerem o nariz. O nosso barracão não pega fogo! Tem escola que só pensa em fazer carnaval e não lembra de cuidar da parte espiritual. Na Beija-Flor temos muito respeito com isso – declarou Laíla.
O diretor de carnaval ainda lançou o novo slogan da escola: ''A paz reina em nossa tribo''. E explicou o que pediu aos membros da comissão de carnaval na elaboração da sinopse do enredo.

- Nós buscamos desenvolver na sinopse aquilo que vimos e sentimos no Maranhão, dando um conceito artístico ao tema. A orientação era explorar a originalidade do Maranhão. Vamos melhorar o nível do nosso desfile.

Já Victor Santos, que integra a comissão de carnaval ao lado de Fran Sérgio, Bira e André Cezari, deu mais detalhes do desenvolvimento do tema. Ele adiantou que Joãosinho Trinta, natural da capital maranhense, ganhará homenagem especial.
- Nós vamos apresentar como a cidade foi fundada, os primeiros povos que habitaram São Luís, mas tudo isso de uma maneira encantada, mística, mágica. Depois vamos passando pela história do lugar até chegar na São Luís de hoje. 

Vamos falar da riqueza da bauxita, da cidade que prospera, que cresce e se desenvolve, mas a base é o misticismo. O Joãosinho Trinta terá um lugar todo especial. É uma figura que faz parte da história da Beija-Flor, além de ser maranhense. Ele simboliza como poucos o mistério e o encanto que o Maranhão tem – disse Victor.

A cantora Rita Ribeiro, natural de São Luís, e o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, também estiveram presentes na quadra da Beija-Flor. Assim como integrantes do governo maranhense, que representaram a governadora do estado, Roseana Sarney, ausente em razão de compromissos profissionais. Mesmo distante, Roseana foi homenageada com um 'Parabéns pra você', cantado por toda a quadra. A governadora completou 48 anos nesta quarta-feira.


O secretário de Cultura maranhense, Luis Bulcão, discursou no palco em texto que fazia uma analogia com a grandeza da Beija-Flor e as tradições do Maranhão. Já o secretário de Turismo do estado, Tadeu Palácio, explicou que o próprio governo maranhense escolheu a Beija-Flor de Nilópolis para dar início a um importante ano para São Luís.

- A governadora Roseana Sarney decidiu procurar a Beija-Flor para dar início a um grande ano de nossa história. Em 2012, a cidade de São Luís completará quatro séculos e a Beija-Flor é sensacional para dar a devida divulgação e visibilidade para isso. É a escola que melhor representa seus enredos. Os integrantes da Beija-Flor foram ao Maranhão conhecer tudo aquilo que o nosso folclore tem de interessante. Eles gostaram e vão fazer esse enredo. Eu não tenho dúvida que a Beija-Flor vai fazer mais um grande carnaval. De um jeito que nunca ninguém fez.

Tadeu Palácio confirmou também que o governo do Maranhão irá destinar uma verba de patrocínio para a escola, mas não soube precisar o valor. Ele aposta que o Maranhão terá uma nova imagem após ser mostrado pela Beija-Flor na Sapucaí.
-
 O Maranhão tem um povo que precisa ser mostrado. Ele se assemelha muito ao carioca. Sabe acolher e abraçar. Tenho certeza que esse desfile será um marco na história do nosso estado. Obviamente vamos dar o aporte financeiro possível em lei para a Beija-Flor. Não é um patrocínio para uma brincadeira. É um investimento importante para o nosso estado. Tudo tem um custo – disse o secretário, que revelou não ter dúvida que a governadora vai desfilar na Beija-Flor em 2012.

Outra novidade anunciada por Laíla foi a maior participação dos responsáveis pela decoração dos carros alegóricos na confecção das alegorias e fantasias. O diretor de carnaval revelou que dará mais liberdade para os profissionais opinarem no desenvolvimento do enredo.

Os sambas concorrentes para o Carnaval 2012 já tem data para serem entregues na quadra da escola. Será o dia 1º de agosto, na mesma semana, de acordo com Laíla, começam as eliminatórias.

Fonte: Portal Oterminal/carnavalesco



quarta-feira, 1 de junho de 2011

"São Luís - o poema encantando do Maranhão"

Este é o titulo do enredo da Beija-flor. Anunciado ainda há pouco na quadra da escola.