quinta-feira, 3 de março de 2011

Ultimos retoques para o grande dia

Beija-Flor faz preparativos finais para o Carnaval de 2011 do Rio de Janeiro  Foto: AFP

O grande momento está se aproximando,  o barracão está em fase de retoques finais nas alegorias. Tudo pronto para o desfile de segunda feira.  As alegorias estão com outro padrão plástico, sem esquecer do requinte e do luxo caracteristico da escola.

Organograma do desfile da Beija-Flor


1º setor
No início do desfile vamos trazer a parte lúdica. O Abre-alas terá beija-flores puxando a alegoria, que é gigantesca. Ela representa Cachoeiro do Itapemerim, com várias quedas d´agua. Ela terá 10 mil litros d´agua e uma revoada de beija-flores. A infância de Roberto Carlos também estará representada

2ºsetor
No segundo setor vamos representar esse sonho com a casa do Roberto: a representação do flamboyant, o laranjal, os retratos da mãe e do pai. A casa do Roberto será representada através de uma réplica. Hoje, ela é museu em Cachoeiro do Itapemerim e no desfile estará toda caracterizada alegoricamente. Em torno da casa, estarão relógios e máquinas de costura que simbolizarão as profissões do pai e da mãe de Roberto, relojoeiro e costureira respectivamente.

3ºsetor
No terceiro setor vamos entrar na carreira do Roberto. Vem a Jovem Guarda, a referência ao Elvis brasileiro, a era dos calhambeques, das lambretas, das jukebox, do radio, o início da carreira do Roberto com o grupo Desputniks, que foi o primeiro conjunto musical que ele integrou. A bateria está neste setor

4ºsetor
No quarto setor vamos fazer referência à principal característica de sua carreira: ser um cantor romântico. A alegoria será vermelha e terá um imenso coração na parte de trás.

5ºsetor
O quinto carro falará das curvas de Santos, da paixão dele pela velocidade e principalmente da canção Caminhoneiros, que foi tocada mais de três mil vezes na radio. Nesta alegoria virá o elenco do show sertanejo. A Beija-Flor terá uma grande quantidade de artistas nesse desfile. Todos querem prestar homenagem ao Rei.

6ºsetor
No sexto setor falaremos da preocupação dele com a ecologia, quando ele canta a Amazônia e fala que não gostaria de navegar em mares que apresentassem tantas manchas de óleo. Ele fala também do respeito à natureza demonstrado pelos animais e a preocupação com o planeta.

7ºsetor
No sétimo carro, ‘Emoções em alto mar’’, vamos retratar o transatlântico onde ele faz o conhecido show e é um dos maiores orgulhos da carreira dele. É um carro encantador. Tem várias esculturas de sereias e a imagem de Iemanjá na parte de trás do carro, simbolizando a proteção para navegar. Este será mais um dos grandes carros da Beija-Flor.

8ºsetor
Encerraremos o desfile retratando a fé dele quando canta Maria e Jesus. No carro deste setor, virão 300 crianças o rodeando, crianças da própria comunidade da Beija-Flor.

FONTE: SRZD Carnavalesco

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Beija-Flor encanta a Sapucaí

Fonte: Jornal Extra

Alegria... Esta palavra resume bem o que foi o ultimo ensaio tecnico da Beija-flor na Marquês de Sapucaí. A escola  se apresentou livre, leve e  solta. O samba  rendeu muito e superou as expectativas, ajudando a animar as arquibancadas.

No esquenta Neguinho da Beija-flor cantou o samba em exaltação ao patrono da escola, Anizio Abraão David, cantou tambem "Mulher, mulher, mulher", e, como nao poderia faltar, "Deusa da Passarela".  Uma das grandes ideias realizadas foi a emendada do  esquenta com o samba-enredo, nao deixando esfriar.

Houve mais uma vez a interação do casal com a comissão de frente, que arrancou muitos aplausos da arquibancada. A apresentação do casal de mestre sala e porta bandeira, mais uma vez, foi irretocavel, demonstrando total entrosamento adquiridos  em mais de 20 anos de passarela. A bateria deu um show a parte, mantendo o ritmo em todo o desfile e apresentando bossas muito bem executadas e adequadas ao samba-enredo.
Na harmonia, o som  da sapucaí prejudicou um pouco, caindo por diversas vezes durante o ensaio, mas o canto e a vibração dos desfilantes suplantou qualquer problema.  Outro ponto  a ser corrigido, é a lentidão da  cabeça da escola, que, no desfile principal pode complicar o transcorrer do desfile.

A Beija-Flor mostrou para aqueles que duvidavam a força de sua comunidade,. Mostrou que é uma escola que defende quesitos e que está pronta para desfilar na segunda de carnaval.

Interação entre Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira e a Comissão de Frente

RIO - A Beija Flor, que trouxe o casal de mestre-sala e porta-bandeira para a frente dos desfiles de carnaval, promete inovar mais uma vez. Este ano, além do quesito no qual se notabilizaram, Claudinho e Selminha Sorriso disputarão pontos na comissão de frente da agremiação. A ideia é do coreógrafo Carlinhos de Jesus, que chega este ano à azul e branco de Nilópolis com sua equipe de bailarinos que já conseguiu diversas notas máximas para a Mangueira. Segundo sua concepção, Claudinho e Selminha serão os dois últimos componentes da comissão de frente.

— É um risco, pois são quesitos que tradicionalmente ganham notas máximas. Confesso que fiquei tenso e perdi algumas noites de sono. Mas o Laíla (diretor de carnaval da agremiação) não só topou o desafio, como tem sido nosso maior incentivador — afirma Carlinhos.

Novidades na Comissão de Frente da Beija-Flor - O coreógrafo Carlinhos de Jesus vai unir Comissão de Frente com Porta-Bandeira e Mestre-Sala no desfile (Foto: Ana Branco / Agência O Globo) 
Segundo o coreógrafo, a comissão de frente vai representar a inspiração do cantor Roberto Carlos, que este ano será o homenageado da escola, que com o enredo “A simplicidade de um Rei” fará o encerramento dos desfiles do Grupo Especial. Para isso, terá 15 pessoas — incluindo aí Selminha, Claudinho e Taian Marques, um bailarino de 12 anos que vai representar o Rei menino. Terá também um elemento cenográfico e, outro, surpresa, guardado a sete chaves por Carlinhos:

— Os bailarinos, com fantasias bem simples, vão representar notas musicais que saltam e correm na frente do Roberto Carlos ainda criança. Eles mostrarão a inspiração do Rei, como se o menino vislumbrasse toda a sua trajetória. E, nessa narrativa, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, que é o coração da escola, vai representar a paixão do artista — explica Carlinhos.

Desafio encantou Selminha e Claudinho
A proposta foi aceita de imediato pela porta-bandeira, que nem sempre reagiu bem diante de inovações. Defendendo o pavilhão da escola há 15 carnavais, em 2002 a dançarina e cabo do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro relutou para aceitar sugestões de Laíla.

— Lembro que ele optou por trazer o casal à frente da escola e aquilo, naquele ano, era totalmente fora do convencional. O normal era desfilarmos perto da bateria, então tive medo de encarar o desafio. Mas pedi um tempo para pensar e tive a consciência de olhar pelo coletivo. Afinal, se eu pensar só em mim, o barco não chega até a praia — diz.

Desta vez, Selminha aposta, sem receios, no sucesso da ideia do coreógrafo. A porta-bandeira ainda enaltece a ousada mistura de um quesito no outro.

— O Carlinhos de Jesus está preparando uma bela coreografia, e está sendo uma enorme satisfação conviver com ele. Às vezes, o trabalho da pessoa é admirável, mas a pessoa nem tanto. Ele une as duas virtudes: tem um grande talento e, ao mesmo tempo, é um grande homem — elogia Selminha, que precisou intensificar a rotina de ensaios para dar conta de defender os dois quesitos num único desfile.

— Estamos trabalhando bastante para fazer o melhor, e estou rezando para dar tudo certo. O bom é que tudo está acontecendo sem pressão. Toda vez que um jogador de futebol entra em campo ele precisa acreditar que aquilo vai dar certo. Com mestre-sala e porta-bandeira também é assim. Temos uma torcida imensa apostando em nós e precisamos dar o nosso máximo — conclui Selminha.

Assim como Selminha e Claudinho, os outros integrantes também têm, desde outubro, uma rotina pesada de treinamento. Por isso, Carlinhos de Jesus chegou a afirmar que, apesar dos riscos, está seguro de que a experiência vai entrar para a história do Sambódromo.

Roberto chegou a treinar com os bailarinos

Ele conta que a ideia inicial teve de ser modificada algumas vezes para se adequar ao regulamento da Liesa e às possibilidades da escola.

— Uma das propostas era trazer o Rei na comissão de frente. Seria fantástico, e ele ficou muito empolgado. Chegou a ensaiar conosco algumas vezes, mas se sentiu inseguro e, por isso, acabamos desistindo da ideia — lamentou.

No entanto, segundo Carlinhos, a ausência do Rei no segmento será compensada pelo que o dançarino chamou de elemento surpresa. Ele não revela os detalhes do que, segundo ele, vai surpreender a Marquês de Sapucaí na segunda de carnaval.

Religiosidade presente no desfile da Beija-Flor

Roberto Carlos na Beija-Flor - Alegoria que virá o Rei, último carro da Beija-Flor, que tem o Cristo no alto do carro (Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo)
Vinte e dois anos depois de a Beija-Flor causar comoção na Marquês de Sapucaí com um Cristo mendigo coberto por um plástico preto e a faixa “Mesmo proibido olhai por nós”, a escola de Nilópolis traz de volta o personagem. Mas, agora, sob as bênçãos da Arquidiocese do Rio. O Cristo retornará ao Sambódromo no último carro da escola, o mesmo que levará Roberto Carlos, tema do enredo “A simplicidade de um rei”. A imagem, de dez metros de altura, é rodeada por anjos e figuras que lembram a Virgem Maria.

O carro do Rei se estenderá por 60 metros. O único destaque será o próprio homenageado, que desfilará num platô de quatro metros de altura, à frente do Cristo, tendo ao redor 300 crianças. A citação não é gratuita. A alegoria, chamada “A religiosidade do Rei”, faz referência à canção “Jesus Cristo” (de Roberto e Erasmo), um de seus maiores sucessos. Desta vez, a escola se cercou de cuidados para não desagradar à Igreja, que acompanhou a confecção do carro.

FONTE: JORNAL EXTRA (http://extra.globo.com/noticias/carnaval/escultura-de-cristo-que-faz-mencao-religiosidade-de-roberto-carlos-estara-na-ultima-alegoria-da-beija-flor-1161728.html)