domingo, 10 de outubro de 2010

ANÁLISE DOS SAMBAS FINALISTAS DA BEIJA-FLOR:

Está se aproximando o grande momento de conhecermos o hino da Beija-flor para 2011. Para dar uma esquentada resolvi tecer algumas considerações sobre os sambas finalistas. De antemão, a final promete ser eletrizante, com obras qualificadas, dignas da escola e do homenageado. Difícil será a tarefa do corpo de júri da escola, mas sem duvidas teremos um grande samba, primeiro passo pra almejar  um grande carnaval!

SAMBA 35  - Autores: Tom Tom, Miguel Menezes, Gelson, Barbosão e Diogo Rosa

“Me diz aí, que rei eu sou?
Nessa missão de paz e amor
Sou mais um filho da família Beija-flor”

O samba de Tom Tom e companhia é marcado pela simplicidade, alternando altos e baixos. Destaque principal para os refrões, simples, bem construídos, de melodia agradável. Não é por que o samba é interpretado pelo Ito Melodia, mas esse samba tem cara de União da Ilha. A parte que mais chama a atenção pela sua poesia e melodia leve são os versos:  “NO CÉU ESTRELAS VÃO BRILHAR SORRINDO/NOS VERSOS DA CANÇÃO / EU VIVO ESSE MOMENTO LINDO”. Contudo, o samba cai um pouco de rendimento na segunda parte, cuja letra não acompanha a da primeira. Apresentado versos soltos, carecendo de uma construção mais apurada, como nos versos: “NAS ESTRADAS DESSA VIDA/TOCANDO EM CADA CORAÇÃO/NA CONSCIÊNCIA, PRESERVAÇÃO”.


SAMBA 39 - Autores: Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR Beija Flor, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira, Théo M. Neto

“O beijo na flor é só pra dizer
Como é grande o meu amor por você”

Boa parte dos membros da parceria atual campeã assinam este samba, e acertaram mais uma vez.  É um samba com “S” maiúsculo. A simplicidade melódica casa perfeitamente com a letra descompromissada. Dos sambas finalistas, é o que mais se aproxima do formato que a escola vinha adotando em seus sambas, porém com mais explosão, vibração. É um samba imponente. Os principais destaques da obra, sem duvida, são   o refrão central e seus versos : “O BEIJO NA FLOR É SÓ PRA DIZER / COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ”. E o final do samba antes de chegar ao refrão, com a menção a religiosidade do Rei : “NA FÉ COM O MEU REI SEGUINDO / OUTRA VEZ ESTOU AQUI VIVENDO ESSE MOMENTO LINDO / DE TODAS AS MARIAS VEM AS BÊNÇÃOS LÁ DO CÉU / DO SAMBA FAÇO ORAÇÃO, POEMA, EMOÇÃO!”. O único “porém” que faço ao samba, é o famigerado “botar pra fora” do refrão, que destoa consideravelmente do restante da obra.

SAMBA 77 - Autores: Marcelo Guimarães, Ribeirinho, Paulo Lopitas, Almir da Ilha, Milton Tubarão e Veni Vieira

“Ah! Quem me dera
Poder ganhar de novo aquele abraço
O velho olhar a iluminar meus passos
Ouvir histórias outra vez”

O samba 77, sem sombra de duvidas é o mais valente das composições que estão nessa final. É daqueles sambas criados para “levantar a arquibancada”. Destaque para a melodia valente e para os versos: “AH! QUEM ME DERA / PODER GANHAR DE NOVO AQUELE ABRAÇO / O VELHO OLHAR A ILUMINAR MEUS PASSOS / OUVIR HISTÓRIAS OUTRA VEZ”, que possui uma carga emotiva muito grande. Contudo, é mais um samba que não se resolve em letra, não diz a que veio. Sendo confuso em versos como: “EM CACHOEIRO DOCE TERRA ONDE EU NASCI / UM MENINO EU ME SENTI / NO AZUL DESSE MOMENTO LINDO / VOU TE FAZER CHORAR SORRINDO”. Além de momentos de gosto duvidoso, como em “SOU UMA BRASA, VOU SACUDIR”. É um samba que se ganhar, deve funcionar bem na avenida, porém, depois da quarta feira de cinzas tende a ser esquecido.


Ailson Picanço

Nenhum comentário:

Postar um comentário