terça-feira, 19 de abril de 2011

Agora é oficial! A Beija-flor vai exaltar os 400 anos de São Luis do Maranhão

Maranhão Maravilha
Os 400 anos de São Luís serão o tema do enredo da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis no Carnaval 2012. Nesta segunda-feira (18), o diretor da escola, Luís Fernando do Carmo, o Laíla, com outros membros da diretoria estiveram reunidos com a governadora Roseana Sarney, no Palácio dos Leões. Logo após, conversaram com os secretários Sérgio Macedo (Comunicação), Tadeu Palácio (Turismo) e Luís Bulcão (Cultura) e com artistas maranhenses que formarão uma comissão cujos membros serão fontes para a montagem do enredo. O título provisório é "São Luís, 400 anos de amor".

O enredo será uma homenagem à capital maranhense e deve enfocar desde os primórdios da fundação francesa, passando pelo título de Athenas Brasileira até chegar à Jamaica Brasileira. Luís Bulcão destacou que essa é uma oportunidade que o governo não pode deixar passar em branco.

"Tenho certeza que será um grande presente para todos nós mostrar São Luís pelo lado poético e musical que a Beija-Flor se reveste", disse Bulcão. A escola, que tem como um de seus maiores ícones o carnavalesco maranhense Joãosinho Trinta, foi campeã do Carnaval do Rio este ano contando a vida do cantor Roberto Carlos.

Foto: Divulgação
Os membros da diretoria da escola vão ficar em São Luís até quarta-feira (20). Nesse período, eles vão visitar o Centro Histórico da capital, os terreiros de umbanda e os clubes de reggae. Eles demonstraram ainda interesse pela religião, culinária, artesanato e pelo misticismo que ronda muitas histórias de São Luís.

Durante as visitas eles serão acompanhados por membros da comissão, formada pelo pesquisador Sebastião Duarte, teatrólogo Aldo Leite, carnavalescos Miguel Veiga e Chico Coimbra, produtor cultural José Pereira Godão, cantores Roberto Brandão, Sergio Habibe, Mano Borges, Betto Pereira e pelo coordenador do Grupo Gdam, Cláudio Adão, todos conhecedores de um aspecto diferencial da cultura maranhense.

O diretor da agremiação carioca, Luís Fernando do Carmo, o Laíla, explicou que neste primeiro momento será feito o trabalho de pesquisa para saber qual o caminho a ser tomado. "Não é a primeira vez que a gente enfoca o Maranhão. Nós falamos em 1974, em 2000, e agora queremos um novo caminho para o desenvolvimento onde a gente satisfaça aquilo que possa criar para escola de samba e satisfaça também o povo maranhense", disse.



A partir do enredo serão fabricadas quatro mil fantasias e oito mil alegorias alusivas ao enredo. "Temos quer ter muitos subsídios para a criação. Deveremos voltar outras vezes, conversar com as pessoas, ler bastante e saber qual o caminho", completou Laíla. O carnavalesco da escola Fran-Sérgio disse que a cidade tem muita história e a Beija-Flor esta muito empolgada em contar a trajetória dessa ilha cheia de encantos e de lendas.

O secretário Tadeu Palácio lembrou que o Governo do Estado está trabalhando para que os 400 anos de São Luís sejam comemorados com grande festa e a grande largada seria exatamente a partir do Carnaval. "É uma ação muito forte do governo nos estudos preparatórios para o quarto centenário: a Beija-Flor com o enredo dos 400 anos", disse.
São Luís, segundo o secretário de Comunicação, Sérgio Macedo, é sempre um grande tema pelas riquezas natural e patrimonial, pela arquitetura, literatura, poesia e seu folclore. "Agora, ela vive esse grande momento das comemorações dos 400 anos. E aqui está a diretoria da Beija-Flor, que é a escola que mais venceu o Carnaval do Rio, que vem agora se inspirar no Maranhão para ganhar mais uma vez", destacou o secretário, observando que isso trará grandes resultados para o turismo, neste momento em que São Luís também se prepara para grande salto econômico com a chegada de grandes investimentos.

Fonte: Galeria do Samba

Nenhum comentário:

Postar um comentário