domingo, 16 de outubro de 2011

Análise dos sambas finalistas

Podem me fazer a pergunta, mas pro que só agora uma análise dos sambas concorrentes? Simples, por que desde o início era NÍTIDO, que seria um dos dois (ou os dois) que representariam a escola em 2012. Primeiramente, devo dizer que tenho conhecidos da parceria do samba 75, como o Samir e o Rômulo. Contudo, não esto uaqui para avaliar com base em amizades, avaliarei sambas!




SAMBA 13: Parceria de J. Velloso, Adilson China, Carlinhos do DETRAN, Silvio Romai, Hugo Leal e Gilberto Oliveira; Part. Especial: Claudio Russo e Marquinho Beija-Flor.


"NO BALANÇO DA MARÉ
A MALDADE NÃO TEM FÉ SANGRANDO OS MARES
MENSAGEIRO DA DOR
LIBERDADE ROUBOU DOS MEUS LUGARES"



Samba excepcional! Que trás em sua construção a marca da parceria de Claudio Russo (que não assina o samba, tão somente, por concorrer na Renascer). Melodia dolente, bem construída e inspirada. A primeira do samba, refrão central e inicio da segunda é fantástico. Momentos de rara beleza nesse agonizante estilo musical. É um samba que tem como carro chefe a negritude, o batuque afro, e a melodia classica, que marcou a escola até 2008. Tem muitas passagens que remetem a sambas campeões na escola da mesma parceria, como em " Vem viajar meu Maranhão",  que remete a "O meu valor me faz brilhar", do samba de 2008. As únicas ressalvas ficam para os versos " No radio um reggae do bom" e " Alô bateria... é show de emoção", que são muito feios, e não condizem com  o  conjunto da obra.








SAMBA 75: Parceria de Samir Trindade, Serginho Aguiar, Jr Beija-Flor, Ricardo Lucena, Thiago Alves e Romulo Presidente


"VALEU JOÃO , FOI O SONHO DO BEIJA FLOR
JOÃO VALEU, NA AVENIDA BRILHA O SONHO SEU" 



Eis que a parceria bicampeã, nos brinda com mais uma 'porrada". É um sambaço, que mescla alegria com poesia de forma incrível. Destaque absoluto para os refrões, e para a parte mencionada acima, em homenagem a Joãozinho 30, que parafraseia o eterno "Valeu Zumbi.. Zumbi valeu" da Vila Isabel.  É um samba muito bem construído, cujo maior destaque fica pro conta da emoção e do conjunto harmônico e bem feito. Contudo, deve-se fazer algumas ressalvas, a primeira do samba, apesar de bela, é presa, densa e cansativa. Mas acredito, que o  Laila possa consertar isso, caso o samba seja o campeão.




Bem, mas e ai? Será que eu vou ficar em cima do muro?
Pois bem, fiquei em ciam do muro durante toda eliminatória. Muito dividido entre as duas belíssimas obras, com estilos completamente diferentes. Mas hoje, tentarei me decidir... Racionalmente eu sou 75, mas o samba 13 me emociona mais, e carnaval é técnica, mas sobretudo é emoção. Ficarei feliz, com qualquer que seja o resultado. E espero que a comunidade abrace o samba. E acabe, por fim, com esse clima ruim, praticamente de guerra entre os simpatizantes das obras.









2 comentários:

  1. eu tambem acho que isso acaba hoje-com-a-comunidade-abracando-o-samba-dela-estarei-la-na-quadra-hoje

    ResponderExcluir