quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ENTREVISTA COM OS COMPOSITORES DA BEIJA-FLOR - Samir Trindade (Samba 39)


Iniciamos a rodada de entrevista com compositores dos sambas concorrentes que seguem no concurso de sambas-enredos da Beija-flor.  A primeira entrevista é com um dos compositores do samba 39, Samir Trindade, atual campeão na escola.




1.    Como é o processo de composição das obras?
SAMIR -  Esse processo varia de acordo com a parceria , na nossa por exemplo todos levamos a sinopse para casa pra estudar mesmo  durante uns 15 dias , acho que a poesia flui melhor quando se tem total conhecimento do que a escola vai levar pra avenida e depois o samba vem fluindo naturalmente , em 2010 e agora em 2011 o refrão deixamos pro final , porque acreditamos que ao final do samba ele se apresenta como se fosse por instinto e assim consegue atingir um impacto sem ser forçado . Agora esse ano foi diferente, pois Roberto Carlos é um enredo que já se tem um conhecimento mesmo antes da sinopse, por isso, podemos trabalhar até um pouco antes , a primeira por exemplo, já tínhamos antes da sinopse , vou colocar aqui como era a primeira antes de ser adequada a sinopse .

Lembro com saudade o tempo que passou
Todas as histórias eu contei aqui
Ah! Essa lembrança foi o que ficou
Momentos que não esqueci
Eu , cheio de fantasias
Na luz do rei menino
Lá no meu Cachoeiro
Segui meu caminho
Em minha vida conheci amores
Tive alegrias também dissabores
Fiz dessa estrada minha inspiração
E lá vou eu , corri o mundo o vento a me levar 
Na bagagem só o meu cantar
E a fé no coração


2.    Em 2011, a escola pediu  um samba leve, diferente dos demais anos, como foi encarado essa nova situação ?
SAMIR - Encaramos como um desafio ,sabíamos do desejo de mudança da escola , mas ao mesmo  tempo sabíamos também que não poderíamos levar para o “oba oba” , pois o enredo é sobre um cara que é pura emoção e acima de tudo um poeta , por isso tinha que ter uma bela poesia e emocionar as pessoas o nosso samba , queríamos também dar um certo destaque ao amor , pois pra nós a maneira do rei falar de amor é o que mais chama a atenção das pessoas. Por isso o amor ganhou destaque na nossa obra , o setor fala dos amores do rei ,ao invés de apenas dizer que ele teve amadas , amantes e grandes amores , resolvemos fazer uma declaração de amor , acho que fomos bem aí. pois esse refrão do meio emociona as pessoas. Eu digo que é pra minha esposa e todos da parceria também , acho que ficamos bem na foto em casa depois desse refrão (risos) !


3.    O custo das eliminatórias de samba  no Rio de Janeiro, especialmente na Beja-flor estão cada vez mais elevados. As parcerias a cada ano investem mais em seus sambas, contratando interpretes de peso, fazendo  gravações em estúdio impecáveis, tendo  um  corpo de palco de altíssima qualidade. Você acha que esse custo demasiado, de certa forma  pode  atrapalhar, o surgimento de novos talentos ?

SAMIR - Sinceramente eu acho que não , a Beija flor é uma escola que valoriza o bom samba , se  o compositor mesmo sem dinheiro tiver talento a obra vai avançar na disputa , ou vai arrumar um patrocínio durante a disputa ou no ano seguinte vai ser convidado a participar em uma boa parceria , tudo tem seu tempo. É difícil chegar numa escola como a Beija flor e no primeiro ano ser campeão , mas acho que  com certeza será, se for bom. Quem entra no samba achando que vai se arrumar na vida pode desistir , isso pra mim é paixão e era um sonho vencer aqui , já atrasei conta de luz , água e telefone no tempo das vacas magras , mas um dia alguém me enxergou e esse alguém foi o Pixulé (cantor da império da tijuca ) , cheguei na casa dele sem um tostão e pedi pra cantar o meu samba , ele pediu que mostrasse o samba, Mostrei, ele ficou todo arrepiado , chorou e disse que cantava de graça , no ano seguinte me colocou numa parceria mais estruturada e daí eu segui o caminho , quando ganhei ano passado liguei pra ele e agradeci .


4.    Em que momento se percebe que o  samba começa a se credenciar como vencedor ? De que forma levar torcida ajuda no desempenho do samba? Diante disso, qual a estimativa de gasto da parceria este ano?
SAMIR- Essa percepção se dá, pra mim, no dia da gravação quando você sai do estúdio senta no sofá da sala e escuta o samba , sou muito emotivo , me emocionei muito esse ano com o samba , em relação a torcida acho que é bom levar seus amigos pra cantar o samba , ver como ele é cantado por muitos, esse ano levamos desde o início porque sabíamos que a disputa ia ser acirrada até pelo enredo , em relação aos gastos vai girar em torno de 30 , 40 mil .

5.    Em 2011,  a Beija-flor  homenageará, Roberto Carlos, qual o sentimento em fazer um samba exaltando  o maior nome da musica nacional ?
SAMIR- Acho que não só nós compositores como a escola está muito feliz , e decidimos colocar essa alegria de falar do rei em nosso refrão , vai ser um momento mágico do carnaval 2011 , devemos prestar homenagem sim aos nossos ídolos , ele é o rei da MPB , vai ser difícil segurar a gente na avenida (risos)  e espero que seja com o nosso samba , mas seja qual for a Beija flor vai fazer um grande desfile como sempre faz por sinal.


6.    Como  o compositor encara  o samba concorrente ? Há  de certa forma, alguma rivalidade? Caso a sua obra não vença,  não absorva nenhuma outra obra, com empenho? Há procura de erros nos “adversários”?
SAMIR- De forma alguma, de nossa parte não , somos amigos e Beija-flor antes de tudo , participamos agora de uma festa convidados pelo Laila onde todos os compositores que ainda estão disputando foram e cantamos nossos sambas , cada um cantava o do outro na maior harmonia , é óbvio que existe uma rivalidade mas ela é sadia até porque objetivo é o mesmo , quando acaba existe uma tristeza de quem perdeu mas ela passa logo e depois nos unimos em prol do samba vencedor e ponto final , saber perder é fácil, não tem jeito, saber ganhar é uma tarefa mais difícil pois é preciso manter a humildade e o respeito acima de tudo  e esse é o nosso lema, humildade , muita luta e fé em deus porque maior que ele ninguém .

Nenhum comentário:

Postar um comentário