segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mudar é preciso!



Em 1998, a Beija-flor, quebra um jejum de 15 anos sem  conquistar o título do carnaval carioca, apesar dos diversos desfiles marcantes  nesse período, como  “O mundo é uma bola”, “Ratos e urubus” e “Bidu Sayão”. A escola, ousa ao criar uma comissão de carnaval para desenvolver o tema “O  Mundo místico dos Caruanas nas águas do Patu Anu”. Recebeu varias críticas da imprensa especializada, ao descentralizar o cargo de carnavalesco, criando uma comissão. 

Era o inicio de uma trajetória de conquistas expressivas, com  6 campeonatos e  5 vices em 13 anos.  A escola nilopolitana, instaurava uma nova ordem no carnaval, com seus enredos densos e complexos,  sambas encorpados e valorização do canto do componente,  era a cartilha-beija-flor  que regera no carnaval.

Contudo, nos últimos dois anos, percebe-se uma mudança clara nos rumos dos desfiles. Em 2009  o Acadêmicos do Salgueiro venceu com um desfie  empolgante, que contagiou as arquibancadas e em 2010, o  a Tijuca de  Paulo Barros é a vedete da vez.  Dois desfiles leves, de fácil comunicação com o público e que empolgaram as arquibancadas. 

É preciso mudar! A  comissão de carnaval, sintonizada com a realidade, promete  mudar o estilo de carnaval da escola,  no que cerne sambas, enredos e leitura de carnaval. É a Beija-flor se mexendo para recuperar o posto de  “majestosa e soberana”.  Para 2011,  a escola fará em seu enredo uma homenagem justíssima ao maior nome da musica brasileira, o Rei Roberto Carlos, um enredo simples, popular e emotivo.  Os sambas que seguem na disputa do concurso da Beija-flor, sinalizam uma mudança em suas características: sambas mais simples e leves, mas com a mesma pujança nilopolitana. É a Beija-flor, se adequando ao seu tempo...

Anos atrás a comunidade nilopolitana  “impôs respeito, bateu no peito e disse : Eu sou Beija-flor”
Hoje... Para o carnaval que se aproxima a palavra de ordem é “eu quero brincar meu carnaval, com alegria simpatia e orgulho pelas  nossas cores”.
Por Ailson Picanço

Um comentário:

  1. a mudança é fundamental para a escola, espero que ela realmente aconteça, e nao seja apenas uma promessa

    ResponderExcluir