quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ENTREVISTA COM OS COMPOSITORES DA BEIJA-FLOR – Rômulo Massacesi (Samba 75)


A  série de entrevistas segue com um dos compositores do samba 75, Rômulo Massacesi. Vale lembrar que as perguntas a serem respondidas serão as mesmas para todas as parcerias quese proporem a participar das entrevistas.





1.    Como é o processo de composição das obras?

RÔMULO - É um clima maravilhoso, fazemos contato com nossos pares e nos reunimos em um lugar que consideramos sagrado para compor, foi bom, especial, mas a responsabilidade esse ano era maior, falar do Rei e em uma nova proposta de Beija-Flor deixou a rapaziada tensa.

2.    Em 2011, a escola pediu um samba leve, diferente dos demais anos, como foi encarado essa nova situação?

RÔMULO - Foi uma decisão absolutamente inteligente do Laíla e da direção da escola, baseada em um clamor dos componentes. Foi uma experiência nova para a parceria que teve que se adequar a um formato mais alegre de samba enredo, que fosse enfeitiçar a avenida e sem perder o brilho e a emoção da Beija-Flor. Tivemos todo o cuidado e respeito em cada linha desta obra.

3.    O custo das eliminatórias de samba  no Rio de Janeiro, especialmente na Beja-flor estão cada vez mais elevados. As parcerias a cada ano investem mais em seus sambas, contratando interpretes de peso, fazendo  gravações em estúdio impecáveis, tendo  um  corpo de palco de altíssima qualidade. Você acha que esse custo demasiado, de certa forma  pode  atrapalhar, o surgimento de novos talentos ?

RÔMULO - A Beija-Flor se não for a maior, é uma das maiores Escolas de Samba do mundo, assinar um samba enredo na maravilhosa e soberana é o ápice da carreira de um compositor, conquistas como essas são acompanhadas de muita luta e dificuldades, entre elas a questão financeira. Mas em especial esse ano, a escola adotou uma filosofia que reduziu os custos para os compositores, nosso Diretor Laíla pediu samba bem cantado e houve limitação de alegorias. Não acredito que o pouco investimento comprometa, pois samba bom se defende na quadra e na Beija-Flor quem ganha é o samba. 
4.    Em que momento se percebe que o samba começa a se credenciar como vencedor? De que forma levar torcida ajuda no desempenho do samba? Diante disso, qual a estimativa de gasto da parceria este ano?

RÔMULO - O samba é um filho e ainda que tenha defeitos sempre o enxergamos diferente. Para os compositores seu samba é campeão na feitura. Mas quando você observa a comunidade cantando, conhecedores da matéria aplaudindo sua obra, começa amadurecer o sonho. A nossa torcida é especial, é constituída por amigos, familiares e todos que admiram nosso trabalho. Àqueles que nos viram construir o samba e se envolveram de tal forma que hoje o samba é deles. Muitos que se encantaram com as apresentações vestiram a camisa. Um momento marcante desta torcida nesta eliminatória foi na última 5ª feira após o resultado, vê-los junto à comunidade cantando e essas vozes ecoando na quadra foi indescritível. Não posso precisar, mas nossos gastos estão razoáveis.

5.    Em 2011, a Beija-flor homenageará, Roberto Carlos, qual o sentimento em fazer um samba exaltando o maior nome da musica nacional ?

RÔMULO - Simplesmente incrível falar do Rei, é aquele tipo de história que a gente pensa que jamais vai viver. Roberto Carlos é emoção, fé, brasilidade. Está presente no coração de cada brasileiro, nos lugares mais distantes a voz do Rei está para confortar uma dor, para lembrar um grande amor e trazer uma saudade, mas “se bater saudade no caminho o som de uma canção vai te levar...” 

6.    Como  o compositor encara  o samba concorrente ? Há  de certa forma, alguma rivalidade? Caso a sua obra não vença,  não absorva nenhuma outra obra, com empenho? Há procura de erros nos “adversários” ?

RÔMULO - A Beija-Flor está sempre em 1º lugar, vencer é bom e dá prazer, todos querem, mas é inegável a qualidade de um bom trabalho, somos colegas, nos respeitamos e nos admiramos, e em um momento que há 5 sambas, você não encontra mais obras ruins. Todas são dignas de defender a Escola. Vamos abraçar como sempre o samba que a Beija-Flor decidir e cantar na avenida, a direção da escola merece todo respeito acerca das suas decisões, são quase 15 anos de nota máxima em samba enredo, não cabe contestação. Nossa parceria se orgulha de estar nesta disputa, agradece ao espaço cedido pelo blog Família Beija-Flor, parabeniza todos os compositores pelas lindas obras e que vença o melhor samba.

2 comentários:

  1. sou de Nilópolis e claro, sou Beija-Flor e sou poeta e gostaria muito de poder escrever um samba pra essa escola que faz parte da minha vida. pequei por anos em não ter feito isso na minha vida, mas agora o clima é perfeito pra começar, depois que o enredo sobre o Rei deu esse titulo a Beija-Flor...

    espero uma ajuda de vocês pra que meu sonho se torne real...

    contatos via Twitter: /OPoeta_Won

    ResponderExcluir